No dia quatro de Agosto do ano de 1956, numa linda tarde de domingo, foi realizado o primeiro culto desta Igreja, que na época era conhecida como a ‘TENDA DE JESUS’.

Essa tenda despertou muita curiosidade da população, pois, tinha o formato de um circo, mas nela se pregava a PALAVRA DE DEUS e muitas curas maravilhosas foram realizadas pela oração da fé feita pelos servos de Deus. Foi instalada na Avenida Getúlio Vargas, onde hoje se localiza o posto Ipiranga, defronte a Igreja Assembléia de Deus.

Chegaram a esta cidade em um Jeep, anunciando o EVANGELHO, o saudoso pastor Mariano de Castro e o pastor Jessé Toledo, os mesmos hospedaram-se na residência dos saudosos irmãos Emílio e Laura Strauhs, onde tiveram boa acolhida.

Durante alguns dias, antes da abertura do trabalho, percorreram os bairros e ruas da cidade divulgando a chegada de uma nova obra, a pioneira em Joinville e também no Estado de Santa Catarina.

No início encontraram alguns problemas, até mesmo com as autoridades, e também com seitas religiosas, mas com o decorrer dos dias tudo se amenizou, porém, não permaneceu por muito tempo naquele local, mudando-se para a rua Dr. João Colin onde hoje em frente está instalada a Comercial Ico. Ali também não ficaram muito tempo, pois, o alvo da tenda era somente localizar um ponto de pregação. Com o passar dos dias foi alugado um salão, também na Rua Dr. João Colin, o antigo salão Concórdia, cujos proprietários foram grandemente beneficiados pela oração feita pelos servos de Deus.

Já em 1957, foi organizada a Igreja com Diretoria, Diáconos, Escola Bíblica Dominical e outros departamentos. Permaneceu ali algum tempo, mudando-se depois para a Rua Arnaldo Moreira Douat uma parte do povo, e outra, ficou um pouco além do salão Concórdia, onde foi organizada a segunda Igreja, que atualmente está instalada com sua sede própria na Rua Dona Francisca nº 3114, cujo terreno foi doado pela família Schneider que também foram beneficiados pela oração da fé. Mas tarde foi comprado o atual terreno onde se localiza a primeira Igreja – Rua Profª Senhorinha Soares nº 75 – , foi também adquirida uma casa de alvenaria no alto da Rua XV de Novembro, a mesma foi demolida e com o material construído um pequeno templo que com o decorrer do tempo tornou-se pequena para acomodar o povo, sendo então necessária a construção da atual Igreja.

O primeiro batismo nas águas desta Igreja foi realizado após quatro meses da abertura do trabalho, portanto, no final do mês de novembro de 1956, o mesmo foi oficializado pelo pastor Ivan Silva, as margens do rio Piraí na localidade do mesmo nome. Dentre as várias pessoas que se batizaram podemos citar os irmãos Artur e Erotides Bezelin, Maria Ribeiro Casas, Erotides Ribeiro Cunha, Antonia Mira, Alfredo e Ida Weldt, Euzébio e Maria Mathedi, Juraci Strauhs Lemos e Emílio e Laura Strauhs.

A irmã Maria Ribeiro Casas foi uma das que assistiu o primeiro culto na Tenda de Jesus já com seus 82 anos, foi a florista de nossa Igreja. O trabalho em Joinville chegou no ano de 1956 com o nome de ‘TENDA DE JESUS’, porém só no ano de 1957 é que foi oficializada a Igreja. Por este motivo é que comemoramos no ano de 1982 o ‘JUBILEU DE PRATA’ da organização da Igreja. Dentre os vários pastores e obreiros que por aqui passaram foram: Ivan Silva, Helmuth Wagner, Paulo Kolenda Lemos, Odilon Moraes, Loren Boded, Emil Endres, Geraldino Almeida, Ismael Pereira Lago, Demétrio Maestri, Antônio Dias, Sady Rachewski, Eurípedes Batista, Juvenal Gardin, Golberi da Silva Paula e os missionários Guido e Eurípedes Sangiorgi. Lembramos também os saudosos Mariano de Castro, Raul de Castro e Lauro de Castro que foram os pioneiros desta obra em nossa cidade.

Em 14 de abril de 1989, o Rev. Leodoro Fernandes da Silva acompanhado de sua esposa Pra. Elzina da Silva assumem a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Joinville, que atualmente presidem.

Pular para a barra de ferramentas